Como as frutas vermelhas podem melhorar a saúde intestinal


Como as frutas vermelhas podem melhorar a saúde intestinal

Publicado em 13/04/2018 às 11:32



Os benefícios das frutas vermelhas na saúde intestinal são evidentes na comunidade científica, especialmente por suas características nutricionais, favorecendo o consumo de fitoquímicos antioxidantes e anti-inflamatórios1,2

Além destas atuações, as antocianinas – um dos principais compostos presentes nas frutas de coloração vermelho-arroxeada – podem modular a microbiota intestinal, pelo efeito prebiótico que exercem1. Um recente estudo conduzido em modelo animal - de indução de problemas metabólicos com dieta hiperlipídica - correlacionou a administração de antocianinas do mirtilos com melhora na composição da microbiota probiótica. Para complementar, observou-se melhora da inflamação sistêmica e resistência à insulina com a intervenção3.

O açaí – fruta típica da nossa biodiversidade e rica em antocianinas – também pode conferir benefícios prebióticos. Um estudo realizado in vitro, conduzido a partir da simulação da digestão gastrointestinal, identificou que a administração de polpa de açaí promoveu alterações na fermentação bacteriana, concomitante ao aumento na produção de ácidos graxos de cadeia curta, que protegem o intestino de diversas reações inflamatórias4.

Para contribuir com estes benefícios, uma análise realizada em modelo animal indiciou que a administração de polifenois da uva reduziu gatilhos inflamatórios na mucosa duodenal, podendo contribuir com a integridade intestinal, bem como a adequada condução de suas funções. Nesta análise, ainda constatou-se aumento de reações antioxidantes, que favorecem a saúde do intestino e demais sistemas5.

Com base nestes resultados, o consumo de frutas com coloração vermelho-arroxeada pode ser uma interessante estratégia para melhorar a saúde do intestino, quando associada a outros compostos que protegem este importante órgão – como os alimentos protetores de mucosa e digestivos – e uma alimentação saudável como um todo.

Dessa forma, devemos incluir em nossa alimentação diária frutas como pitanga, camu-camu, seriguela para ajudar na saúde do intestino, quando associadas a uma alimentação equilibrada e individualizada. 

Referências Bibliográficas:

1-FARIA, A.; FERNANDES, I.; NORBERTO, S. et al. Interplay between anthocyanins and gut microbiota. J Agric Food Chem; 62(29):6898-902, 2014.

2-HRIBAR, U.; ULRIH, N.P. et al. The metabolismo of anthocyanins. Curr Drug Metab; 15(1):3-13, 2014.

3-LEES, S.; KEIRSEY, K.L.; KIKLAND, R. et al. Blueberry supplementation influences the gut microbiota, inflammation, and insulin resistance in high-fat-diet-fed rats. J Nutr; 48(2):209-219, 2018.

4-ALGURASHI, R.M.; ALARIFI, S.N.; WALTON, G.E. et al. In vitro approaches to assess the effects of açaí (Euterpe oleracea) digestion on polyphenol availability and the subsequent impact on the faecal microbiota. Food Chem; 234:190-198,2017.

5-GESSNER, D.K.; FIESEL, A.; MOST, E. et al. Supplementation of grape seed and grape marc meal extract decreases activities of the oxidative stress-responsive transcription factors NF- k Band Nrf2 in the duodenal mucosa of pigs. Acta Vet Scand; 55:18, 2013.

 


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