20 de Abril de 2014

Nível reduzido de HDL-colesterol está associado com o risco de infarto em indivíduos idosos diabéticos e alterações no risco para doenças ateroscleróticas em várias idades

O objetivo foi esclarecer a relação entre os níveis de lipídios e doença cardíaca isquêmica (DCI) e doença cerebrovascular (AVE) em indivíduos diabéticos. O Estudo de Diabetes e Colesterol do Japão é um estudo de coorte prospectivo de 4014 pacientes diabéticos tipo 2 (1,936 mulheres; média ± DP de idade 67.4 ± 9.5 anos). Níveis de lipídios e glicose e outros fatores foram investigados em relação a ocorrência de DCI ou AVE. DCI e AVE ocorreram em 1.59 e 1.43% dos participantes, respectivamente, após o período de dois anos. A relação de menores concentrações de HDL ou maiores de LDL-colesterol para ocorrência de DCO nos indivíduos com idade <65 anos foi significante. Menor concentração de HDL também foi significantemente relacionado a DCI em indivíduos com idade ≥65 anos e especialmente naqueles com >75 anos de idade (n = 1,016; odds ratio 0.511 [95% CI 0.239–0.918]; P < 0.05). A análise de regressão múltipla com série de DCI como uma variável dependente mostrou o mesmo resultado. Menor concentração de HDL-colesterol é um fator de risco importante não apenas para DCI, mas também AVE, especialmente em indivíduos idosos com diabetes.

Referência Bibliográfica:

HAYASHI, T.; KAWASHIMA, S.; ITOH, H. et al. Low HDL Cholesterol Is Associated With the Risk of Stroke in Elderly Diabetic Individuals Changes in the risk for atherosclerotic diseases at various ages. Diabetes Care; 32(7): 1221-23, 2009.



voltar


Notícias Anteriores

Buscar em Notícias